Irmãos Wright
Os Irmãos Wright, Orville Wright (Dayton,
19 de agosto
de 1871
— Dayton, 30 de janeiro de 1948) e Wilbur Wright (Millville, 16 de abril
de 1867
— Dayton, 30 de maio
de 1912).
O voo do Flyer 1 é reconhecido nos Estados
Unidos e pela Fédération Aéronautique
Internationale como o primeiro de um aparelho voador controlado,
"mais pesado que o ar".
Apesar do reconhecimento, há polêmicas quanto a ser o voo do Flyer 1, o
primeiro controlado, mas diferente de outros engenhos anteriores ao Flyer 1,
que também foram controlados, não houve auxilio mecânico na decolagem. A
aeronave não se elevou ao ar por meios próprios, isto é, com auxílio de
equipamento de lançamento como rampa e trilho. O mesmo voo foi efetuado em
condições de limitação do percurso, com a distância de voo só alcançada em
conformidade com a potência de lançamento da máquina auxiliar. O voo ocorreu
com a presença de testemunhas , como o presidente do banco da cidade e alguns
funcionarios públicos, caracterizando portanto um evento com credibilidade
pública, quase semelhante ao voo do 14-Bis de Santos Dumont,
em que especialistas, jornalistas e milhares de pessoas presenciaram o fato.
Um aparelho voador mais pesado que o ar foi inventado pelo francês Clément Ader
em 1890. No entanto, não permitia controlar a direcção do voo.
Era uma época em que vários inventores de diversos países estavam
tentando criar a primeira aeronave mais pesada do que o ar capaz de voar com
sucesso. Os Irmãos Wright não queriam derramar informações ao seu principal
rival Samuel Pierpont Langley, o então
secretário do Instituto Smithsonian.
Eles cresceram em Dayton, Ohio, onde abriram em 1882 uma companhia de
manutenção, design e fabricação de bicicletas (a Wright Cycle Company), operando a companhia até 1909.
Irmãos Wright: eles foram os primeiros
A polêmica com Santos Dumont não
faz sentido. Os irmãos Wright voaram três anos antes do brasileiro


Bicicleta inspiradora
O primeiro a pensar em construir um avião, na década de 1890, foi
Wilbur. Na época, ele e Orville possuíam uma loja de bicicletas. Wilbur passava
horas observando o vôo de falcões, até que percebeu que, para ter total
controle da inclinação, a ave elevava uma das asas e abaixava a outra. Os
irmãos chegaram à conclusão de que o maior desafio seria controlar o avião no
ar com a mesma presteza. Foi em 1899, ao atender uma cliente da loja de
bicicletas, que Wilbur, ao torcer uma caixa de tubo, percebeu como conseguiria
o controle lateral em planadores. Ele tinha acabado de inventar o sistema de
torção de asa, que, junto com os lemes, garantiria o controle dos vôos. Os
primeiros testes foram realizados em 1900, com planadores. Os irmãos escolheram
a pequena cidade de Kitty Hawk, na Carolina do Norte, por causa dos ventos
constantes e do solo arenoso, que tornava o pouso mais suave. Conseguiram
chegar a um modelo que voava por pouco tempo, mas tinha bom controle de
direção. O piloto ficava deitado no centro, com um leme horizontal à frente
para controlar a ascensão no ar e um mecanismo que provocava a torção de asas.
Em 1903, depois de mais de 700 vôos planados, os irmãos testaram um aparelho
com um motor de 12 cavalos construído por eles próprios. E voaram.
O primeiro vôo com sucesso foi pilotado por Orville. Durou 12 segundos e
percorreu 36 metros. No mesmo dia, os dois fizeram, em revezamento, outros três
vôos bem-sucedidos. O mais longo deles, com Wilbur no comando, durou 59
segundos e percorreu 260 metros. Até 1905, eles fizeram diversos
aperfeiçoamentos no Flyer, até alcançarem um avião prático, com controle e
sustentação. Tudo em sigilo, porque os irmãos pensavam em garantir a patente, o
que ocorreu em 1906. Apenas em agosto de 1908, eles realizaram a primeira
exibição pública na Europa. Estavam em Paris e assombraram a platéia com o
completo controle do Flyer, que fez curvas de 90º dando duas voltas sobre uma
pista de corrida e pousou no mesmo ponto em que subiu. No final de 1909, os
dois fundaram a Wright Company e começaram a comercializar seus aparelhos. Em
2003, no centenário do feito dos irmãos Wright, um consórcio de empresas e
instituições nos EUA tentou reproduzir o primeiro vôo do Flyer, com uma réplica
exata do avião. Sequer conseguiram sair do solo. A réplica era fiel, mas
faltaram os ventos fortes que ajudaram os Wright a decolar em 1903.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Avi%C3%A3o_de_papel
http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/irmaos-wright-eles-foram-primeiros-434928.shtml
http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/irmaos-wright-eles-foram-primeiros-434928.shtml
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