Irmãos Wright
Os Irmãos Wright, Orville Wright (Dayton,
19 de agosto
de 1871
— Dayton, 30 de janeiro de 1948) e Wilbur Wright (Millville, 16 de abril
de 1867
— Dayton, 30 de maio
de 1912).
O voo do Flyer 1 é reconhecido nos Estados
Unidos e pela Fédération Aéronautique
Internationale como o primeiro de um aparelho voador controlado,
"mais pesado que o ar".
Apesar do reconhecimento, há polêmicas quanto a ser o voo do Flyer 1, o
primeiro controlado, mas diferente de outros engenhos anteriores ao Flyer 1,
que também foram controlados, não houve auxilio mecânico na decolagem. A
aeronave não se elevou ao ar por meios próprios, isto é, com auxílio de
equipamento de lançamento como rampa e trilho. O mesmo voo foi efetuado em
condições de limitação do percurso, com a distância de voo só alcançada em
conformidade com a potência de lançamento da máquina auxiliar. O voo ocorreu
com a presença de testemunhas , como o presidente do banco da cidade e alguns
funcionarios públicos, caracterizando portanto um evento com credibilidade
pública, quase semelhante ao voo do 14-Bis de Santos Dumont,
em que especialistas, jornalistas e milhares de pessoas presenciaram o fato.
Um aparelho voador mais pesado que o ar foi inventado pelo francês Clément Ader
em 1890. No entanto, não permitia controlar a direcção do voo.
Era uma época em que vários inventores de diversos países estavam
tentando criar a primeira aeronave mais pesada do que o ar capaz de voar com
sucesso. Os Irmãos Wright não queriam derramar informações ao seu principal
rival Samuel Pierpont Langley, o então
secretário do Instituto Smithsonian.
Eles cresceram em Dayton, Ohio, onde abriram em 1882 uma companhia de
manutenção, design e fabricação de bicicletas (a Wright Cycle Company), operando a companhia até 1909.
Irmãos Wright: eles foram os primeiros
A polêmica com Santos Dumont não
faz sentido. Os irmãos Wright voaram três anos antes do brasileiro
Sim, foram os irmãos Wright os primeiros a voar. O desafio era fazer um
vôo prolongado, motorizado, com controle de direção, em uma máquina mais pesada
do que o ar, e isso eles conseguiram em 17 de dezembro de 1903, em Kitty Hawk,
na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, em um avião batizado como Flyer
(Voador). Quando Santos Dumont pôs no ar o seu 14 Bis, em 23 de outubro de
1906, e percorreu 60 metros, os irmãos Wilbur e Orville Wright já haviam feito
vôos controlados de 39 quilômetros. O feito dos irmãos americanos não teve o
reconhecimento público imediato porque não foi presenciado por muitas
testemunhas, apenas por alguns salva-vidas e um agente dos Correios. “Hoje em
dia, eles só são contestados de forma séria no Brasil”, diz o jornalista
Salvador Nogueira, autor de Conexão Wright-Santos Dumont: A Verdadeira História
da Invenção do Avião.
Evidências indiscutíveis, como fotografias dos vôos, correspondências
trocadas pelos irmãos e anotações técnicas detalhadas, consagraram-nos no mundo
como os primeiros a voar. Com um porém: o avião dos irmãos Wright não decolava
por meios próprios. Como não tinha rodas, nos primeiros testes, em 1903, era
preciso usar um trilho para ganhar velocidade e contar com a ajuda do vento
contrário para se erguer no ar. Mais tarde, em 1904, os irmãos acoplaram ao
trilho uma catapulta, o que encurtou a extensão do trajeto a ser percorrido e
diminuiu a dependência do vento. Apostavam que as rodas eram um peso
desnecessário e que usar um trilho era mais prático do que encontrar um longo
campo plano para decolar.
Bicicleta inspiradora
O primeiro a pensar em construir um avião, na década de 1890, foi
Wilbur. Na época, ele e Orville possuíam uma loja de bicicletas. Wilbur passava
horas observando o vôo de falcões, até que percebeu que, para ter total
controle da inclinação, a ave elevava uma das asas e abaixava a outra. Os
irmãos chegaram à conclusão de que o maior desafio seria controlar o avião no
ar com a mesma presteza. Foi em 1899, ao atender uma cliente da loja de
bicicletas, que Wilbur, ao torcer uma caixa de tubo, percebeu como conseguiria
o controle lateral em planadores. Ele tinha acabado de inventar o sistema de
torção de asa, que, junto com os lemes, garantiria o controle dos vôos. Os
primeiros testes foram realizados em 1900, com planadores. Os irmãos escolheram
a pequena cidade de Kitty Hawk, na Carolina do Norte, por causa dos ventos
constantes e do solo arenoso, que tornava o pouso mais suave. Conseguiram
chegar a um modelo que voava por pouco tempo, mas tinha bom controle de
direção. O piloto ficava deitado no centro, com um leme horizontal à frente
para controlar a ascensão no ar e um mecanismo que provocava a torção de asas.
Em 1903, depois de mais de 700 vôos planados, os irmãos testaram um aparelho
com um motor de 12 cavalos construído por eles próprios. E voaram.
O primeiro vôo com sucesso foi pilotado por Orville. Durou 12 segundos e
percorreu 36 metros. No mesmo dia, os dois fizeram, em revezamento, outros três
vôos bem-sucedidos. O mais longo deles, com Wilbur no comando, durou 59
segundos e percorreu 260 metros. Até 1905, eles fizeram diversos
aperfeiçoamentos no Flyer, até alcançarem um avião prático, com controle e
sustentação. Tudo em sigilo, porque os irmãos pensavam em garantir a patente, o
que ocorreu em 1906. Apenas em agosto de 1908, eles realizaram a primeira
exibição pública na Europa. Estavam em Paris e assombraram a platéia com o
completo controle do Flyer, que fez curvas de 90º dando duas voltas sobre uma
pista de corrida e pousou no mesmo ponto em que subiu. No final de 1909, os
dois fundaram a Wright Company e começaram a comercializar seus aparelhos. Em
2003, no centenário do feito dos irmãos Wright, um consórcio de empresas e
instituições nos EUA tentou reproduzir o primeiro vôo do Flyer, com uma réplica
exata do avião. Sequer conseguiram sair do solo. A réplica era fiel, mas
faltaram os ventos fortes que ajudaram os Wright a decolar em 1903.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Avi%C3%A3o_de_papel
http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/irmaos-wright-eles-foram-primeiros-434928.shtml
http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/irmaos-wright-eles-foram-primeiros-434928.shtml
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